Cerca virtual: Saiba como usar em seu negócio!

Registrar a jornada de trabalho é uma obrigação imposta pela CLT para empresas que possuem mais de dez colaboradores. Salvo no regime de controle de ponto por exceção, compete ao gestor de RH orientar os funcionários para que sejam registrados o início e o fim do expediente, pausas para lanche ou descanso e intervalo de almoço.

Em qualquer caso é imprescindível que as horas extras se façam constar no cartão do empregador. Trata-se da prática conhecida como “bater ponto”.

Ao fim de cada mês, o setor de RH fica responsável por calcular as horas em que o funcionário esteve à disposição do empregador. Dessa forma, o salário deve considerar o adicional referente às horas extras ou o desconto na remuneração, em caso de falta não justificada.

Caso o funcionário esteja devendo horas por irregularidades no cumprimento do horário de trabalho, o gestor deve adverti-lo e negociar a compensação das respectivas horas devidas.

 

O que é cerca virtual? 

A cerca virtual pode ser conhecida também como Geofencing, e é o termo usado para definir a tecnologia capaz de utilizar o sistema de posicionamento global (GPS), a fim de identificar e definir limites virtuais para a sua empresa, por exemplo. 

Ou seja, o software que possui esse recurso pode configurar alertas e interações com dispositivos que estejam dentro de uma determinada região. Veja quais os tipos de interações é possível fazer: 

  • Emails;
  • Mensagens;
  • Notificações de apps;
  • Outros

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é cerca virtual, continue a leitura e saiba qual a sua importância em cada prática. 

Onde utilizar a Cerca virtual? 

Se você chegou até aqui, sabe que a cerca virtual ou geofencing, é fundamental para estabelecer uma comunicação entre seu produto/serviço e os consumidores. Isso porque ela é capaz de criar interações possíveis de desencadear vendas e analisar dados sobre o comportamento de cada consumidor.

Sabendo disso, preparamos 4 exemplos de como utilizar a cerca virtual, confira abaixo: 

Marketing 

Através da cerca virtual é possível que as empresas envie código e cupons, promoções, lembretes e muitas outras interações aos seus consumidores. Isso porque quando um consumidor entra em uma área geograficamente definida pela empresa, seu smartphone capta essas mensagens.

Recursos Humanos 

Neste caso, a cerca virtual é capaz de enviar aos colaboradores, através de um cartão inteligente, algumas notificações de alerta e segurança da empresa. Além disso, é possível sinalizar quando um funcionário entra ou tenta entrar em uma das áreas que não são autorizadas. 

Eventos 

A cerca virtual é usada para proteger determinados perímetros no caso de eventos, feiras, sets de gravação e entre outras situações. Isso porque delimitando essas áreas, a cerca virtual é capaz de impedir temporariamente a entrada de outros obstáculos, os drones, por exemplo. 

Gestão de normas e conformidade 

Nesse caso, a cerca virtual é capaz de registrar o cruzamento de documentos e registros da empresa. Além disso, facilita a administração dos dados, evitando que sejam usados de forma inadequada de acordo com as normas vigentes. 

Interessante né? Continue a leitura e descubra como a carca virtual pode contribuir no RH da sua empresa.

Como contabilizar horas trabalhadas no contexto do século XXI?

A assiduidade do funcionário impacta diretamente na produtividade de uma empresa. Esse fator é levado em conta para efetivar ou não um funcionário em período de experiência. Assim, além de respaldar os direitos de empregado e empregador perante a lei.

A ausência de um controle de ponto efetivo é causa das principais ações trabalhistas no país. Esse transtorno pode (e deve!) ser evitado.

Na realidade pós-moderna, a rotina de trabalho se flexibilizou bastante. Atualmente, a possibilidade de home office e o regime de trabalho intermitente norteiam grande parte das relações corporativas.

O trabalho remoto é uma tendência cada vez maior nas empresas. A prática proporciona maior qualidade de vida ao colaborador e pode ser notada com o aumento de sua produtividade.

Para o empregado, também é uma ótima alternativa. A prática diminui despesas de transporte, além dos gastos fixos decorrentes do custo imobiliário, já que uma empresa menor pode se comportar em estrutura física reduzida.

Dessa forma, existem também as empresas que ainda não são adeptas ao home office, mas precisam enviar representantes para reuniões com clientes.

Portanto, além dessas, existem várias outras situações, recorrentes ou eventuais, em que o trabalho não é necessariamente executado em uma rotina tradicional.

Nesses casos em que o controle de ponto não pode ser acompanhado e mensurado ao bater cartão, como funciona, para a empresa, ter controle sobre faltas não registradas ou horas extras que não tenham sido, de fato, realizadas?

Analisando esse contexto, foi desenvolvida a cerca virtual, uma das funcionalidades do software da QR POINT. Dessa forma, a chamada cerca virtual tem a finalidade de sinalizar os gestores sobre a hora e o local do registro de ponto feito por um funcionário que esteja cumprindo a jornada de trabalho fora da sede.

Use a cerca virtual ao seu favor!

Permitida pelo recurso de geolocalização, essa tecnologia possibilita delimitar uma área de raio mínimo de 50 metros onde os colaboradores devem registrar o ponto através do aplicativo. Com isso, a empresa tem mais garantia sobre a presença do funcionário no local onde ele deve cumprir as horas de trabalho.

Qualquer ponto registrado fora da área delimitada pela cerca virtual gera uma notificação para os gestores da empresa em tempo real.

A cerca virtual faz parte de um sistema exclusivo de controle de irregularidades, no qual através de várias outras funcionalidades, como o reconhecimento facial e a integração do aplicativo do gestor, a empresa consegue identificar possíveis inconsistências que ocorram no registro de ponto para agir direto com o colaborador.

\"cerca

Como implementar a cerca virtual em sua empresa? 

Agora que você consegue compreender um pouco mais sobre cerca virtual, saiba abaixo algumas dicas de como implementar ela em seu negócio. 

Tenha um software

O primeiro passo que você precisa dar é aderir a tecnologia que suporta esse tipo de estratégia. 

Sendo assim, um software ou sistema de coleta de dados é o mais viável a fazer, pois a partir dele serão cruzadas as informações dos colaboradores, por exemplo, com a tecnologia GPS aplicada. Facilitando assim, qualquer informação ou ação que sua empresa deseja a partir desta prática. 

Defina as cercas geográficas 

As cercas geográficas é a definição em uma determinada no mapa que definirá a partir de um aplicativo, o que você busca captar. Ou até mesmo quando um usuário entra ou sai dessa área demarcada. 

Conhecidas também como barreiras virtuais ou geocercas, elas podem ser definidas de duas formas: ativas e passivas. Veja a explicação abaixo: 

  • Ativas: Quando exige do usuário habilitar a ativação dos serviços de localização para o sistema das cercas virtuais funcionar. 
  • Passivas: Essas, sempre estarão ativas. Isso porque dependem diretamente de dados móveis ou Wi-Fi ao invés do GPS em si. 

Defina os alertas personalizados

Aqui, estabelecer as áreas de cercas virtuais contribuirá, por exemplo, com ações e gatinhos de vendas. Além disso, é possível criar alertas para serem enviados em datas especiais conforme o calendário comemorativo da região, ou de promoções.  

O que a legislação brasileira diz a respeito de cerca virtual?

Dessa forma, visando regulamentar formas mais modernas e eficientes para o controle da jornada de trabalho, houveram mudanças.

Em 2011, a Portaria 373 do Ministério do Trabalho legitimou o uso de softwares de gestão de ponto como o QRPOINT. Ou seja, por meio dessa ementa, ainda que a empresa não tenha um quadro com dez funcionários, ela pode registrar o ponto de seus colaboradores.

Portanto, por motivos de segurança e respaldo jurídico é altamente prudente aderir ao método de controle de ponto computadorizado.

Assim, em uma audiência, isso faz toda a diferença. Pois, uma vez que o empregador não dispuser dos comprovantes de controle de ponto, qualquer indício de que o funcionário não tenha sido devidamente remunerado pelas horas trabalhadas pode resultar em custosas indenizações.

Mas, graças à inovação tecnológica, essa não precisa mais ser uma preocupação das empresas.

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Agora que você conhece um pouco mais sobre cerca virtual e para o que ela serve, saiba que a QR POINT está aqui para contribuir com a otimização e automação do seu RH.  

Nós  chegamos para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca virtual que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu?

Business Intelligence no RH

Infelizmente, muitas pessoas acreditaram que o Business Intelligence era só mais um termo moderno que não iria fazer diferença nas empresas, mas, não é bem assim! No entanto, não só a empresa pode se beneficiar, mas também o Business Intelligence no RH é fundamental. Afinal, o mundo corporativo está cada vez mais dando atenção aos dados. 

Nos dias atuais, os gestores não podem utilizar somente a sua intuição para tomar decisões, aliás, até podem, mas isso é ultrapassado. Então, para se atualizar no mercado e se tornar uma empresa competitiva no mercado, é necessário utilizar uma ferramenta como o Business Intelligence. 

Sendo assim, iremos contextualizar o que é Business Intelligence no RH, para que a sua empresa possa ter um setor de recursos humanos muito mais estratégico. 

Achou o conteúdo interessante? clique aqui e tenha acesso ao material completo!

Conheça outros artigos relacionados