Carteira de Trabalho Digital: Saiba tudo sobre ela!

Apesar de não ser mais uma novidade, o uso da Carteira de Trabalho Digital ainda causa muitas dúvidas nos usuários. Venha tirar as suas!
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Antes de tudo, é válido lembrar que a carteira de trabalho (CTPS) é um dos principais documentos do trabalhador brasileiro, seja ele nascido ou naturalizado. Ela é a responsável por registrar todos os dados de vínculo empregatício de uma pessoa física, ou seja, é nela que todo colaborador resguarda seus direitos trabalhistas como aposentadoria e FGTS. 

A partir de 2019 foi implantada a carteira de trabalho digital, agora é ela que será a responsável por arquivar todo o histórico empregatício do trabalhador. Dessa forma, a carteira de trabalho física deverá ser usada apenas para servidores públicos e órgãos internacionais. 

Saiba mais sobre Carteira de Trabalho.

O que é a Carteira de Trabalho Digital? 

A chamada carteira de trabalho digital é um aplicativo que poderá ser usado por smartphone ou computador. De acordo com o site do Ministério da Economia (MTE), ele chegou para facilitar o acesso ao histórico trabalhista e as anotações referentes a salário e registro de férias. 

De acordo com dados divulgados pelo Governo Federal, a carteira de trabalho digital em 2020 ultrapassou trezentos milhões de acessos. Além disso, no mesmo ano, o modelo digital atingiu cerca de 270 milhões de acessos

Na verdade, o aplicativo já existe desde 2017 mas só em 2019, com a regulamentação da Lei da Liberdade Econômica, ele passou a ser uma alternativa à carteira de trabalho física. A lei foi regulamentada com a finalidade de desburocratizar vários processos e assim oferecer mais liberdade para empreender no Brasil. 

Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão:

1. Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;

2. Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;

3. Integração das bases de dados do Ministério da Economia.

Além desses benefícios, por meio da carteira de trabalho digital, o colaborador também poderá solicitar seu seguro-desemprego, abono salarial e outros benefícios como o de Prevenção do Emprego e da Renda, feito para garantir a formalização do contrato de suspensão ou redução proporcional da jornada de trabalho entre trabalhadores e empresas durante o período de pandemia. 

Apesar de não ser mais uma novidade, o uso da Carteira de Trabalho Digital ainda causa muitas dúvidas nos usuários. Venha tirar as suas.
Carteira de Trabalho Digital

Como tirar a Carteira de Trabalho Digital? 

Entretanto o uso desse aplicativo ainda causa muitas dúvidas nos usuários, dessa forma, abaixo explicaremos como é o processo de emissão da carteira de trabalho digital. 

Além da Lei de Liberdade Econômica, as regras para a carteira digital também estão previstas na portaria n° 1065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Dentro do que é destacado nesta portaria, estão os detalhes que mais geram dúvidas para os usuários: 

Como acessar a carteira de Trabalho Digital 

Em concordância com a Lei, todas as pessoas que possuem o Cadastro de Pessoa Física (CPF), já possuem a carteira de trabalho digital, basta habilitá-la para uso. 

Nesse sentido, assim que ela for habilitada pelo trabalhador, ele poderá acompanhar todas as informações em sua carteira de trabalho virtual, pelo aplicativo para celular ou site e não mais pela  carteira de trabalho física.  

Para realizar o cadastro digital você precisará ter em mãos as informações abaixo: 

  1. Número do CPF;
  2. Nome completo;
  3. Nome da mãe;
  4. Data de nascimento;
  5. Naturalidade (Local de nascimento). 

Após esse processo, você será redirecionado para as perguntas relacionadas aos seus vínculos empregatícios e ao terminar de preencher essas informações, será gerada uma senha temporária, que permitirá você ter acesso ao aplicativo. 

Dessa forma, para habilitar sua carteira de trabalho digital não será necessário comparecer a nenhum posto físico, realizando todo o procedimento online.

Qual o número da carteira de trabalho Digital 

Outra dúvida muito frequente é sobre o número e a série da carteira digital. Antes, na carteira de trabalho física, existia um número de identificação com oito dígitos. 

Além do número de identificação, era obrigação do empregador inserir as informações sobre admissão e demissão no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). 

Entretanto, agora que a carteira de trabalho passou a ser digital, esse controle é feito pelo CPF do trabalhador. Dessa forma, as dúvidas começaram a surgir, pois pelo CAGED o empregador ainda precisa inserir o número de série da carteira de trabalho. 

Segundo o portal do CAGED, para resolver o problema, a empresa precisa inserir no local "número da carteira de trabalho” os sete primeiros dígitos do CPF do colaborador e no campo "série de carteira de trabalho” os últimos quatro dígitos também do CPF. 

Aos colaboradores que possuem apenas a carteira de trabalho digital é ainda mais fácil.Atualmente todos os cadastros de admissão e demissão são feitos pelo aplicativo E-social, precisando apenas do CPF do trabalhador. 

Logo, não é necessário a utilização nem do número, nem da série da carteira de trabalho, tornando todo esse processo mais rápido e assertivo para a empresa e para o colaborador. 

O que é E-social? 

A título de informação, o E-social é um aplicativo que foi criado em 2014 mas só teve sua utilização obrigatória em 2019. O aplicativo é um programa do governo que exige a migração das informações e obrigações da folha de pagamento e da previdência para um formato tecnológico. 

O que isso quer dizer? Pois bem, a partir do E-social será feita a integração de todas as informações do colaborador, que antes dele estavam espalhadas em vários órgãos. Dessa forma, o programa possibilitará a centralização e facilitará a localização de todos os dados do trabalhador. Abaixo, algumas melhorias que o E-social trouxe: 

  1. Conferência Eletrônica;
  2. Auditoria;
  3. Atitude preventiva; 
  4. Fiscalização Eletrônica;
  5. Provas Eletrônicas. 

Dessa forma, quando a empresa cadastrar as informações sobre o trabalhador no E-social, não será necessário um novo preenchimento no aplicativo da carteira de trabalho digital. Isso é possível pois todos os dados serão automaticamente migrados de um aplicativo para o outro, facilitando todo o processo de admissão de um colaborador. 

Como são feitas as anotações no modelo digital? 

Agora, assinar a carteira de um trabalhador ficou mais fácil. É feito de forma online e basta o empregador cadastrar o colaborador no E-social. Nesse aplicativo é fornecido todos os dados necessários para a contratação. 

Se você é empregador e não sabe como cadastrar seu funcionário, confira abaixo! 

No processo de contratação, antes do início das atividades do colaborador, você deverá encaminhar o evento S-2200, que significa “Cadastramento inicial de vínculo e admissão/ingresso de trabalhador” no aplicativo E-social. 

Após 48 horas de envio dessas informações, o trabalhador já poderá conferir em sua carteira de trabalho digital o contrato de trabalho. 

A Carteira de Trabalho física deixa de valer? 

Não! A carteira de trabalho física não deixa de valer, mas a carteira digital veio com a intenção de substituí-la. Isso porque, agora, todos os processos relacionados ao vínculo empregatício de um colaborador são feitos de forma eletrônica. 

Por fim, quem deverá continuar usando a carteira de trabalho física são funcionários públicos e de organizações internacionais. Todos os demais foram transferidos para uso exclusivo da carteira de trabalho digital. 

Mas vale lembrar que, se você é trabalhador e possui a versão física da carteira de trabalho, é importante que você guarde esse documento em um lugar seguro. 

Isso porque, em teoria, todo o seu histórico empregatício deveria constar na versão digital do documento, mas pode acontecer certas divergências com contratos mais antigos. Dessa forma, por cautela, é recomendável que o trabalhador guarde o documento, em caso de precisar comprovar suas experiências anteriores.

Como o QRPoint pode contribuir para a sua empresa?

Agora você já sabe tudo sobre como obter carteira de trabalho Digital, e sabe também a importância das informações resguardadas neste documento.

Por isso, saiba que pode contar com o QRPoint para facilitar os processos em sua empresa e garantir que tudo corra dentro do que a Lei estabelece.

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Como a QR Point funciona?

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É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto está sendo registrado.

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