Carnaval 2022: Saiba tudo!

Tradicionalmente, é o período do ano mais aguardado pelos brasileiros. Talvez a maior festa popular do país seja o carnaval, e ela acontece sempre nos meses de fevereiro ou março, isso varia a cada ano. 

Por trás das festas carnavalescas, existe muita cultura de influência cristã e nesse artigo vamos te contar um pouco sobre isso. Você sabia que as festanças que começam na sexta feira de carnaval só terminam ao meio dia da quarta feira de cinzas? 

Vamos te contar essas e outras curiosidades ao longo dessa leitura, então se prepara que aqui você vai conhecer toda a origem dessa data tão marcante em nossa cultura. 

Qual o significado do carnaval?

É normal que as pessoas associem o carnaval com grandes festas e comemorações. Afinal de contas, é muito comum que nessa data os bailes de máscara, bailes de fantasia, desfiles de escolas de samba e trios elétricos aconteçam. Mas, por trás de tudo isso existe uma história muito relacionada à cultura católica.

Essa data começou a ser comemorada na região sul da europa, e tem como origem os termos latinos carne levare, que significa “para retirar a carne”. Isso porque na religião católica, os fiéis costumavam preparar festas fartas de comidas e bebidas porque sabiam que no dia posterior, na quarta feira de cinzas, teriam que seguir os período da quaresma.

Esse período consiste em um tempo determinado onde cada fiel deixa de consumir alguma bebida e/ou comida e deixa de realizar alguns programas conhecidos por eles como “mundanos”, ou seja, passam um tempo determinado longe de situações que contrariam os preceitos propagados pelo catolicismo. 

Em algumas outras histórias sobre o carnaval, essa celebração pode estar relacionada também à cultura grega-romana. Isso porque existiam algumas festas dedicadas ao deus do vinho, Dionísio para os gregos. E nesses eventos era comum as pessoas se entregarem aos prazeres da carne. 

Com o tempo, as comemorações e festas começaram a ficar mais frequentes e a partir do século VIII, a igreja católica decidiu que o carnaval aconteceria antes da quaresma, que foi criada também nesse mesmo período. Isso porque, como já dissemos, para que os excessos fossem realizados após o período de reflexão. 

CArnaval 

Quando o carnaval começou a se popularizar? 

Pode-se dizer que o carnaval se popularizou com o Renascimento, ainda na Itália, onde ficou muito conhecido pelos famosos bailes de máscaras na cidade de Veneza. 

Existem outros relatos que apontam a colonização do continente americano pelos europeus como porta de entrada dessa grande tradição, e no XI já eram realizadas as festas carnavalescas. Dentre as principais fantasias, os homens se vestiam de mulheres.  

Aos poucos, o carnaval foi se tornando cada vez mais popular no país, chegando a ser considerado o mais famoso do mundo. Por isso, é muito comum que nessa época do ano, as cidades recebam um número significativo de turistas do mundo inteiro. 

Carnaval no Brasil

Depois da popularização do carnaval no Brasil, começaram a surgir muitas festas e comemorações tradicionais. Dessa forma, é muito comum que escolas de samba, clubes de festas e hotéis se organizem durante boa parte do ano para a realização do carnaval. 

Desse modo, essa data virou fonte de lucro para muitos negócios, tornando- se uma das épocas que mais movimentam a economia do país. 

Além disso, é muito comum que milhares de pessoas se preparem para essa data, comprando roupas, fantasias e acessórios e melhorando o físico para dar conta dessa maratona de festas. 

Agora, eu acredito que você esteja muito curioso para saber a tradição de cada cantinho do Brasil, né? Abaixo vamos te contar sobre as principais cidades. 

São Paulo

O carnaval de são paulo é conhecido pelos desfiles das escolas de sambas, sem dúvida essa é uma das principais atrações dessa festa. A cidade que maior movimenta a economia do país é conhecida também pelos pontos boêmios, Vila Madalena é um deles.  

Rio de Janeiro

Alguns estudos apontam que o carnaval chegou ao Brasil pelo Rio de Janeiro, e naquela época nada mais era que uma festa de origem portuguesa onde os escravos iam para as ruas com seus rostos pintados. 

Os anos se passaram e em meados do século XIX, a cidade já recebia inúmeros bailes. Nessa mesma época surgiu o Congresso das Sumidades Carnavalescas, a primeira sociedade que desfilou nas ruas do Rio de Janeiro. 

E foi nesse cenário que o “abre-alas” de Chiquinha Gonzaga surgiu, dando início às famosas marchinhas de carnaval. Não parando por ai, o carnaval carioca começou a ser conhecido pelos desfiles de escolas de samba, que se popularizaram em meados dos anos 20. 

Nesse breve resumo, você já conseguiu perceber o quanto essa data foi ganhando força ao longo dos anos, né? Essa virada aconteceu nos anos 60, quando o samba tornou-se parte da festa, e foi aí que a prefeitura da cidade se mobilizou para preparar a avenida Rio Branco para os tradicionais desfiles que acontecem até hoje. 

Nordeste

Já na região nordeste do país, as primeiras manifestações dessa data surgiram na Bahia, também no século XIX. Lá, o carnaval tinha como objetivo carregar as tradições culturais africanas que é muito presente não só no estado da Bahia, mas como em toda região nordeste do país. 

Em sequência foi a vez de Pernambuco fazer parte das festas carnavalescas, por lá se popularizou pela tradicional dança do frevo, na capital do estado. Mas e os trios elétricos? Esses aí começaram a fazer parte da história do carnaval em meados dos anos 50, na capital baiana. 

Pernambuco

As festas mais tradicionais no estado acontecem em Recife e Olinda, e é certo de você encontrar por lá os famosos bonecos gigantes homenageando diversos artistas como Rita Lee, Chacrinha e etc. 

Bahia

Na Bahia o carnaval tem ponto certo, em Salvador. Por lá, as festas carnavalescas se concentram nos trios elétricos comandados por artistas, então se você está pensando em passar essa época do ano por lá, esteja preparado para ficar horas em meio a multidão. 

Minas Gerais

Não é de hoje que o estado tem suas festas carnavalescas garantidas, mas de uns tempos para cá tem tido um crescimento considerável, sendo atualmente um dos melhores carnavais do país. Os blocos de rua têm ganhado cada vez mais a capital mineira e os foliões que escolhem Belo Horizonte como destino. 

Mas, a tradição está mesmo nas cidades históricas, Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rei entre outras. Nelas, as tradicionais festas universitárias tomam conta da festa, atraindo estudantes não só do estado, mas também do Brasil inteiro. 

O carnaval é considerado feriado ou ponto facultativo?

Antes de mais nada, é importante que você entenda um pouco sobre ponto facultativo. Podemos dizer que o ponto facultativo nada mais é do que um decreto, onde a obrigatoriedade de expediente dos órgãos públicos está suspensa. Desse modo, algumas empresas privadas acabaram adotando essa modalidade ao longo do tempo. 

De início, o decreto contempla os servidores dos órgãos municipais, estaduais e federais e, cada esfera dessa é responsável por organizar como serão distribuídos os dias de ponto facultativo perto dos feriados anuais para os seus servidores. 

Já as empresas privadas que adotam essa prática é, estritamente, por escolha de seus gestores, pois não existe nenhum impedimento para seus colaboradores cumprirem o dia de trabalho. Ou seja, o empregador não é obrigado a liberar os seus profissionais em dias de ponto facultativo

É normal que no carnaval as pessoas fiquem com dúvidas a respeito de quais são os dias de ponto facultativo e/ou feriado nesse período. Se você é um gestor ou colaborador e ainda está perdido sobre essas informações, confira abaixo e esclareça de uma vez por todas. 

Segunda-feira: Muita gente imagina que a segunda-feira é feriado, mas na verdade não. Este dia é considerado ponto facultativo. 

Terça-feira: Esse dia é feriado em apenas algumas cidades, como no caso do Rio de Janeiro. Mas no restante do país é considerado ponto facultativo. Desse modo, cada empresa pode estabelecer como será o dia. 

Quarta-feira: Antes de mais nada, vale lembrar que não existe feriado de meio dia. Portanto a quarta-feira de cinzas é considerado ponto facultativo até as 14 horas. Desse modo, é normal que algumas empresas só retornem às atividades na quinta-feira.

Quais são as principais dúvidas em relação à jornada de trabalho? 

É normal que uma das principais dúvidas sobre esse período do ano seja saber se ponto facultativo é considerado o mesmo que feriado, e aqui eu já te adianto que não. Isso porque a principal diferença entre eles, é justamente, a obrigatoriedade de conceder folga aos seus colaboradores. 

De forma bem clara, segundo a lei 605/49, é obrigatoriedade da empresa conceder folga sem desconto aos seus funcionários. Já no caso do ponto facultativo, a legislação diz ao contrário, ou seja, o empregador concede folga ao funcionário só se ele quiser. 

Para conferir outras dúvidas em relação ao carnaval, continue a leitura!

1. Qual o período de trabalho na quarta-feira de cinzas? 

Na quarta feira de cinza é decretado ponto facultativo até ao meio-dia. E para quem acredita que a quarta feira é feriado, vale lembrar que não existe feriado de meio período.

Além disso, essa data é válida oficialmente apenas para o funcionalismo público. Sendo assim, cabe a empresas do setor privado definirem a jornada dessa data como quiserem, reduzida ou não.  

2. É possível transformar as horas trabalhadas no carnaval em horas extras?

Para deixar claro, a CLT não é muito clara em relação ao ponto facultativo. Portanto, cada empresa deve atuar da forma como achar melhor neste momento, e claro, obedecendo a legislação. 

Nesse sentido, só renderá horas extras para o colaborador, caso o mesmo ultrapasse o limite autorizado em sua função. Muita gente se confunde ao achar que por ser carnaval a empresa é obrigada a conceder horas extras, mas essa é uma afirmação equivocada. 

É importante lembrar que, caso a empresa que você trabalha seja do Rio de Janeiro e programar que a equipe trabalhe na terça-feira, ela deverá pagar pelo dia em dobra, se enquadrando nas horas extras. Isso porque apenas na capital carioca é feriado e não ponto facultativo. 

3. Existe abono de falta no carnaval?

A empresa pode optar por conceder o dia de folga aos seus colaboradores sem nenhum tipo de cobrança, e isso não terá impactos sobre o banco de horas. Mas caso ela opte por não seguir o ponto facultativo, isso poderá ser descontado em horas. 

Ou seja, caso a empresa não queira adotar o ponto facultativo, o dia de trabalho será descontado do colaborador, mas não necessariamente da sua remuneração. O empregador pode permitir que os funcionários compensem o dia do banco de horas individual. 

Desse modo, é necessário que cada empresa faça um acordo com seus profissionais e o sindicato referente a cada categoria. Isso é importante porque em cada caso será definido prazos para o cumprimento dessas horas. 

Portanto, para não criar nenhum tipo de confusão ao que foi acordado, é recomendado que ambas as partes negociem com antecedência.

4. Quais são os setores que funcionam no carnaval?

É normal que durante os dias de carnaval alguns setores funcionem diferente da rotina estabelecida para o resto do ano. Te contaremos a seguir como costuma acontecer nessa ocasião: 

Bancos: Na segunda e terça feira de carnaval esse setor costuma não funcionar, já na quarta os atendimento começam por volta do 12h.  

Comércio: Os sindicatos costumam permitir que as empresas funcionem durante a terça e quarta-feira, já na segunda por determinação do governo já é autorizado o funcionamento do setor. A decisão é facultativa, ou seja, cada empregador decidirá como será a sua empresa. Em shopping, cada unidade determinará o seu funcionamento. 

Saúde: As unidades de saúde costumam funcionar normalmente durante todo o carnaval. 

Como será o carnaval de 2022? 

Devido a pandemia causada pelo covid-19, o carnaval de 2022 no Brasil ainda é uma incógnita e para respeitar as restrições de distanciamento social e uso de máscaras as cidades que recebem grandes eventos nesse período já começaram a desenhar os planos de ação para a data. 

Dessa forma, te contaremos tudo o que está sendo preparado em cada região, seguindo as últimas atualizações. Confira!

CArnaval

Nordeste

De acordo com as últimas atualizações, as principais cidades do carnaval só vão realizar as festas carnavalescas caso seja liberado pelas autoridades sanitárias. 

Salvador

Em Salvador, o prefeito da capital confirmou o evento para o próximo ano, mas caso haja patrocínio e condições sanitárias obedecendo as restrições do momento. Segundo os dados registrados em 2020, a capital pode receber cerca de 16 milhões de foliões. 

Recife

Já em Recife, uma comissão de planejamento foi criada para a organização do carnaval de 2022,mas o prefeito João Campos deixou claro que só haverá carnaval caso as autoridades sanitárias decidam por isso. 

Dessa forma, mesmo que a comissão já esteja trabalhando em prol da organização dessa festa, não é algo definido ainda. Em relação ao último carnaval, durante os cinco dias de festa, Recife pode receber até 2 milhões de pessoas. 

Sudeste 

No Sudeste do país, a realidade não é diferente. Embora os prefeitos das principais cidades cogitem a possibilidade de realização do carnaval, o mesmo só irá acontecer com a determinação das autoridades sanitárias. 

Rio de Janeiro 

O prefeito da capital carioca diz acreditar que, seguindo as restrições necessárias, o carnaval é um evento possível para o próximo ano. Ele chegou a dizer que pode até não ter restrições, mas tudo dependerá da situação da pandemia na cidade.

O comitê organizador do evento no Rio de Janeiro, chegou a dizer que se a cidade cumprir o plano vacinal até o fim deste mês, a festa será uma realidade muito próxima. O último carnaval arrastou cerca de 10 milhões de pessoas pelas ruas cariocas. 

São Paulo 

Em São Paulo, o prefeito deixou claro que as folias de carnaval só irão acontecer caso os números da covid-19 continuarem controlados. As primeiras iniciativas estão sendo em conjunto com a secretaria de saúde da cidade, que está realizando um estudo sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras.  

A cidade conta com a estimativa de receber pelo menos 15 milhões de pessoas para o carnaval de 2022. 

Minas Gerais 

Na capital mineira, embora parte do setor carnavalesco aposte na realização do evento, o prefeito ainda não tem uma opinião formada. O carnaval mineiro que vinha tendo uma ascensão ao longo dos últimos anos, em 2022, a associação de blocos de rua da cidade acredita que com pouco investimento público previsto para o evento, Belo Horizonte poderá não receber tantos foliões assim.

Em primeiro lugar, a prefeitura quer garantir a imunização para toda a população, pois acredita que mesmo com as restrições sanitárias, não será possível controlar a quantidade de pessoas nas ruas. E por esse motivo, a associação de blocos de rua acredita que a volta plena do carnaval na cidade, acontecerá somente em 2023. 

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

Agora você já conhece um pouco mais sobre a história do carnaval e sabe também todas as regras que a legislação prevê quanto à dispensa de colaboradores nessa época do ano. Dessa forma, para você ter um controle de ponto assertivo e garantir que as leis estão sendo cumpridas, pode contar com o QR Point! 

Ele chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Conheça outros artigos relacionados