Business Intelligence no RH: tudo o que você precisa saber!

Entenda o conceito, o que é, como funciona, para que serve, quais são os benefícios e conheça tudo sobre Business Intelligence no RH.
Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Infelizmente, muitas pessoas acreditaram que o Business Intelligence era só mais um termo moderno que não iria fazer diferença nas empresas, mas, não é bem assim! No entanto, não só a empresa pode se beneficiar, mas também o Business Intelligence no RH é fundamental. Afinal, o mundo corporativo está cada vez mais dando atenção aos dados. 

Nos dias atuais, os gestores não podem utilizar somente a sua intuição para tomar decisões, aliás, até podem, mas isso é ultrapassado. Então, para se atualizar no mercado e se tornar uma empresa competitiva no mercado, é necessário utilizar uma ferramenta como o Business Intelligence. 

Sendo assim, iremos contextualizar o que é Business Intelligence no RH, para que a sua empresa possa ter um setor de recursos humanos muito mais estratégico. 

Podemos começar? 

Qual é o conceito de Business Intelligence no RH?

Em primeiro lugar, o Business Intelligence é um processo que possui o auxílio de tecnologias para reunir e analisar dados de forma estratégica. Então, o Business Intelligence no RH nada mais é do que coletar dados e conseguir analisá-los para tomar as melhores decisões no setor de recursos humanos

No entanto, não existe uma regra para fazer essa atividade, ao contrário disso, você pode pegar características e objetivos do seu negócio, mas sempre visando uma tomada de decisão mais assertiva. 

Contudo, o Business Intelligence no RH ou em qualquer outro setor pode ser utilizado de diversas formas, como por exemplo, por aplicativos e outros recursos que fortalecem não só a tomada de decisão, mas também o planejamento das organizações. 

Business Intelligence no RH
Business Intelligence no RH

O que é Business Intelligence no RH?

Como já dissemos, o Business Intelligence no RH é uma forma de coletar os dados de forma mais eficiente e organizada, para que as tomadas de decisões sejam mais corretas.  

No caso, as informações podem ser analisadas em tempo real, ou seja, você pode acompanhar na hora ou ver mais tarde os dados que já foram armazenados. Então, com todas as informações coletadas, analisadas e tratadas é possível criar estratégias para o seu RH e sua empresa como um todo, integrando até mesmo os setores.

Um bom exemplo de Business Intelligence no RH é sobre a retenção de talentos. Diversas vezes, muitas empresas possuem dificuldades ao reter talentos, mas, qual é o primeiro passo? Não deixar esses colaboradores saírem da empresa, certo? 

Então, a ferramenta de Business Intelligence, como dissemos, pode ser utilizada para diversas funcionalidades e, neste caso, a ferramenta gera constantemente relatórios sobre os colaboradores. Com isso, os gestores avaliam os relatórios gerados e começam a entender por qual motivo a empresa não consegue reter os seus talentos. 

Além disso, através do BI, você pode:

  • descobrir comportamentos;
  • identificar diversas tendências;
  • compreender a maioria dos padrões mais relevantes. 

Como funciona o Business Intelligence no RH? 

De fato, o Business Intelligence é uma ferramenta atualizada, mas não é tudo que ele consegue fazer sozinho. No entanto, o Business Intelligence no RH coleta as informações, permite que os dados sejam analisados, mas não traz respostas do que é preciso fazer com os dados gerados. 

Entretanto, o Business Intelligence no RH não é somente gerar relatórios de dados, então, é preciso que as pessoas se envolvam e entendam o processo para conseguir compreender os dados analisados e tomar as decisões assertivas. 

Portanto, o Business Intelligence no RH apenas simplifica a forma de analisar os dados, para que os gestores consigam entender melhor, por meio de ferramentas certas, e o setor de recursos humanos seja mais estratégico. 

Para que serve o Business Intelligence no RH?

A princípio, o Business Intelligence no RH serve para ter ideias e dados referentes aos colaboradores e também para deixar a gestão de pessoas mais estratégica. No entanto, é importante que você veja o BI como uma forma de conquistar a inteligência corporativa da sua organização. 

Além disso, o Business Intelligence no RH é muito importante para compreender o que mais motiva a equipe a envolver todos os colaboradores no trabalho. 

Quais são os principais benefícios do Business Intelligence no RH?

Você sabe quais são as principais vantagens do Business Intelligence no RH? Não? Pois bem, nós vamos te mostrar os principais benefícios, veja só:

Melhoria no processo de recrutamento e seleção

À primeira vista, o Business Intelligence no RH permite que o setor tenha uma boa escolha ao contratar o colaborador ideal para a empresa. Assim, é possível ter colaboradores mais alinhados com as expectativas e valores da empresa. 

Redução de Turnover ou Índice de Rotatividade

De fato, quando um colaborador está satisfeito, alinhado e motivado com o seu trabalho, dificilmente ele troca o seu trabalho por uma outra oportunidade, o que aumentaria o nível de turnover. 

Por isso, o Business Intelligence no RH possui dados que mostram quais são os possíveis problemas que estão afetando os colaboradores, fazendo que a gestão de pessoas tenha uma atenção maior quanto a isso. 

Com isso, os problemas que supostamente afetam o clima organizacional, são vistos com antecedência. 

Maximização da Efetividade das Ações

No caso, quando o setor de RH possui metas e quer saber se os objetivos foram alcançados, a ferramenta de Business Intelligence é a solução. Isso porque, o Business Intelligence é capaz de traçar estratégias que avaliam os resultados e otimizam as tomadas de decisões. 

Maior qualidade no Controle de Processos

Para começar, os processos e atividades administrativas são feitas por colaboradores, por isso, é necessário fazer a medição da qualidade dos processos. Então, neste caso, o Business Intelligence no RH pode movimentar todos os colaboradores a otimizarem todas as atividades. 

Qual é a diferença entre Business Intelligence e Business Analytics? 

Infelizmente, muitas pessoas confundem o BI com o BA, mas, chegou a gora de acabar com essa confusão! Vamos lá? 

Business Intelligence

Em primeiro lugar, o Business Intelligence é uma ferramenta que coleta todos os dados em informações úteis para fazer ações estratégicas.

Business Analytics

No caso, o Business Analytics foca em análises preditivas, então ele questiona os dados com o objetivo de gerar informações. 

Quais são as principais ferramentas de Business Intelligence no RH?

Você sabia que o mundo gera uma quantidade muito significativa de dados por dia? Pois é, para acompanhar esse tráfego, são necessárias ferramentas, afinal, não pode ser mensurado por meios manuais. 

Portanto, a melhor forma de realizar esses processos, é através das ferramentas de BI e, além de trazer mais automação, o processo se torna mais veloz. 

Para que você entenda melhor, veja as principais ferramentas de Business intelligence no RH: 

  • Microsoft Power BI: conta com versões gratuita e paga para os usuários testarem seus recursos de compilação, análise e geração de relatórios;

  • Google Looker: neste caso, tem o conjunto de ferramentas para qualificar a sua experiência com análise de dados;

  • Oracle Business Intelligence: é  uma ferramenta de BI de uma das principais empresas de tecnologia, atualmente;

  • RD Station Marketing BI: ferramenta de uma das principais referências brasileiras em marketing digital;

  • Eclipse BIRT: por fim, uma ferramenta flexível e bastante utilizada para a geração de relatórios variados.

Vale ressaltar que é muito importante pesquisar as ferramentas para ver se as mesmas condizem com as necessidades da sua organização, além de, claro, contratar uma ferramenta que seja eficiente para a sua empresa. 

Qual é a importância de utilizar os resultados do Business Intelligence no RH para a tomada de decisão? 

O Business Intelligence no RH, por sua vez, é uma forma de melhorar as estratégias dos analistas de dados que foram coletados pela ferramenta. No entanto, é necessário analisar todas as informações continuamente, afinal, os resultados precisam fazer sentido. 

De fato, nem sempre o Business Intelligence vai conseguir dar as respostas que você precisa, por isso, é preciso prestar bastante atenção nas informações que são geradas. 

Contudo, a importância está justamente nesse trabalho contínuo e combinado, ou seja, os profissionais precisam da tecnologia, mas a tecnologia também precisa que os profissionais se envolvam no processo, assim, ninguém trabalha sozinho. 

Business Intelligence no RH

Como dissemos, o Business Intelligence no RH possui muitos benefícios. No caso, muitos dados do Business Intelligence envolvem muitas questões, como por exemplo, processos, produtividade, entre outros. Com isso, fica muito mais fácil para a gestão de pessoas conseguir aproveitar melhor essa ferramenta. 

O Business Intelligence no RH, por exemplo, é mais conhecido como People Analytics, pois tem como finalidade gerar mais valor por meio do capital humano da empresa. 

Para que você entenda melhor, vamos contextualizar como utilizar essa ferramenta no setor de recursos humanos:

  • otimização do recrutamento;
  • ajuda na retenção de talentos;
  • permite acompanhar o desempenho

Conclusão

Podemos concluir que o Business Intelligence no RH está em uma constante evolução, o que é muito importante para a otimização do entendimento e interpretação da análise de dados. 

O Business Intelligence no RH, por sua vez, não consegue trabalhar sozinho, certo? Por isso, é muito importante contar com ferramentas que também possam otimizar os processos do setor de recursos humanos

Um bom exemplo, é o nosso sistema de controle de ponto, que conta com funcionalidades fundamentais que podem ser a solução para a sua empresa. Quer saber como funciona? Continua a leitura!

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa? 

A QR Point chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu: descubra as novas tendências do RH do Futuro!

Já faz um tempo que a tecnologia trás algumas mudanças para a área de recursos humanos das empresas. Isso torna o setor muito mais estratégico e preocupado em garantir o bem estar das pessoas.  O RH do futuro tem sido a maior aposta das organizações!

Isso porque todas as práticas dessa modalidade impactam diretamente na produtividade e desenvolvimento dos colaboradores. Com isso, o uso de softwares e ferramentas que otimizam as demandas desse setor, viraram uma realidade. 

Dessa forma, se você é um profissional que atua como gestor de RH, esse artigo foi feito pensando em sua evolução. Nele, te contamos tudo que as organizações buscam para acompanhar as novas tendências e exigências do mercado. 

Quer ver o conteúdo completo? Clique aqui para fazer a leitura!