7 Tipos de benefícios para funcionários: confira!

Este é um guest post escrito pela Allya. Toda empresa tem sua própria política de benefícios para funcionários, mas é importante buscar novidades anualmente para deixar os colaboradores mais produtivos e motivados e engajados. 

Pensando nisso, nós da Allya fomos convidados pela QR Point para contar o que são, como funcionam e quais os benefícios que são tendências ultimamente nos RHs das empresas, principalmente diante do Novo Normal.

Se você está pensando em melhorar seu pacote de benefícios para 2021, então nós vamos dar algumas dicas, logo abaixo!

O que são benefícios para funcionários?

Se a sua empresa ainda não oferece benefícios para funcionários, então talvez você não saiba o que eles são e qual a importância de entregar esse tipo de incentivo aos profissionais. Afinal, isso é gestão de pessoas.

Benefícios corporativos são recursos oferecidos aos colaboradores para ajudá-los a economizar o salário em gastos do dia a dia, como alimentação, saúde, atividade física, transporte ou entretenimento, por exemplo. 

Sabemos que o capital humano é o ativo mais importante dentro de uma empresa e, por isso, é muito importante valorizar os trabalhadores, e incorporar tal perspectiva na gestão de RH da sua empresa.

Portanto, oferecer os benefícios mais adequados é uma das ações estratégicas para motivar e valorizar os funcionários.

Benefícios corporativos: como funcionam?

Existem os benefícios obrigatórios (CLT) e flexíveis (qualquer regime de trabalho) que podem ser oferecidos aos profissionais. Por isso, vale a pena conferir o salário mínimo aprovado 2021 para fazer o planejamento dos benefícios para colaboradores.

Geralmente, eles são entregues no começo ou no final de cada mês para os colaboradores utilizarem em seus gastos necessários no dia a dia. Para isso, você pode também levar em consideração a jornada de trabalho e as demandas que isso gera para o colaborador.

Mas como acertar na escolha dos benefícios adequados para os trabalhadores utilizarem ao máximo as vantagens que esse recurso pode oferecer?

O ideal é fazer uma análise no comportamento dos colaboradores em relação aos gastos, através de pesquisas de satisfação, por exemplo. Assim, você também o ajuda a compreender como fazer planejamento financeiro sustentável e ideal para sua realidade.

7 Tipos de benefícios para funcionários

Agora que você já sabe o que são benefícios corporativos, sua importância e como eles funcionam, então vamos te apresentar benefícios diferenciados para atrair e valorizar talentos na sua empresa. Confira:

1. Empréstimo consignado

Já ouviu falar sobre o benefício de empréstimo consignado para colaboradores? Isso mesmo! Empresas já podem oferecer esse recurso para os profissionais que possuem dificuldades financeiras e precisam sair do endividamento. 

2. Auxílio terapia

Um dos benefícios para funcionários mais importantes diz respeito ao bem-estar mental dos trabalhadores. Isso se tornou uma questão importante nas empresas, principalmente nos últimos meses com o trabalho home office. Por isso, o auxílio terapia é uma ótima forma de oferecer ajuda psicológica aos colaboradores.

3. Plataforma de descontos

Esse tipo de benefício oferece descontos em diversas categorias (saúde, alimentação, cursos, academia, entretenimento e outras) para os funcionários economizarem o salário e alcançarem o bem-estar financeiro. O benefício da Allya oferece uma plataforma de descontos em mais de 30 mil parceiros em todo Brasil. Fica a dica! 😉 

4. Auxílio home office

Como muitas empresas adotaram o trabalho remoto, o auxílio home office é uma ótima opção para ajudar o colaborador com os gastos em contas residenciais (energia e internet), artigos de escritório e mobiliários para trabalhar melhor em casa

Importante também se atentar para a diferença entre home office e trabalho remoto, sobretudo, tendo em vista as novas modalidades de trabalho que se constituem, em sua grande maioria, diferentes formas de anywhere office

5. Auxílio creche

O auxílio creche é um valor oferecido para ajudar com a despesa da instituição privada do filho de até 3 anos do funcionário.

6. Programa de bem-estar financeiro

Para diminuir o estresse relacionado ao dinheiro e ajudar os profissionais a lidar melhor com as finanças, a empresa pode oferecer um benefício de programa de bem-estar financeiro com palestras realizadas por especialistas no assunto, pesquisas para identificar as dificuldades financeiras, entre outras ações.

Essa é uma forma de trabalhar uma cultura e psicologia organizacional sustentável e leve, principalmente, se souber trabalhar suas ações de endomarketing de modo que promova o engajamento e o bem estar dos colaboradores.

7. DICA BÔNUS! Clube de Benefícios

O Clube de Benefícios da QRPOINT é ideal para você gestor, que deseja usufruir e promover benefícios e descontos exclusivos no ambiente corporativo. O Cliente QR, além de contar com as inúmeras funcionalidades do Sistema QRPOINT conta benefícios focados em inovação e transformação digital, para tornar a satisfação de seus colaboradores ainda maior, e diminuir o turnover

Essa é uma ótima forma de oferecer inúmeros benefícios para funcionários de uma só vez, e mais em conta.

O que achou dos benefícios para funcionários que a sua empresa pode oferecer? Qual você quer colocar no seu pacote de benefícios corporativos em 2021? Já sabe que pode contar com a Allya e a QRPOINT para oferecer a plataforma de descontos, né? 💖

Conheça outros artigos relacionados