Assiduidade: qual é a importância deste indicador para o RH?

Entenda o que é, qual é a importância, o que diz a lei, como funciona, quais são as vantagens e tire todas as suas dúvidas sobre Assiduidade.
Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Em primeiro lugar, a assiduidade é um dos indicadores mais importantes para o setor de recursos humanos de uma organização, senão, de todo o mercado empresarial. Pois é, a assiduidade é utilizada para medir o engajamento e a produtividade dos colaboradores. Então, um colaborador assíduo é aquele que apresenta um bom desempenho no ambiente de trabalho. 

Com isso, entendemos que o funcionário que aplica a assiduidade, é responsável com seus compromissos, não costuma ter faltas e atrasos, além de entregar todas as suas atividades no prazo e com qualidade.  

Por isso, as empresas valorizam os colaboradores que possuem assiduidade. Dessa forma, as empresas passam a motivar cada vez mais os profissionais assíduos, fornecendo ainda mais benefícios por meio do adicional de assiduidade. 

Quer saber tudo sobre assiduidade e qual é a importância de ter funcionários assíduos na sua empresa? Então, continue a leitura para entender melhor!

O que é Assiduidade?

Antes de mais nada, assiduidade é uma palavra que vem do Latim: assiduus ou assiduitate. No entanto, existem duas palavras que podem ser os sinônimos principais, que são: constante e frequente. No dicionário, por exemplo, a assiduidade possui os seguintes significados:

  • Qualidade, caráter ou condição do que é assíduo;
  • Presença habitual;
  • Pontualidade no cumprimento ou dever. 

Portanto, é possível entender que a assiduidade refere-se aos colaboradores que cumprem os seus deveres com responsabilidade e compromisso. Além de tudo, a assiduidade é uma das características mais importantes para a qualidade de vida do ser humano. 

Assiduidade
Assiduidade

O que é Assiduidade no Trabalho?

A princípio, a assiduidade no mercado de trabalho se caracteriza pela consistência, comprometimento e engajamento, ou seja, o termo onde o indivíduo busca o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Como já dissemos, um colaborador assíduo, não possui faltas, atrasos e consegue entregar todas as tarefas solicitadas dentro do prazo. Por isso, a assiduidade não é só um motivador para os colaboradores, mas também para as empresas, afinal, esse é um dos principais fatores para que a mesma alcance seus objetivos e chegue ao sucesso. 

Para finalizar, um funcionário que possui assiduidade tem um senso de dono e sempre consiste em desempenhar suas funções do dia a dia, levando a produtividade e a qualidade do serviço sempre juntas. 

Por que a assiduidade é tão importante?

De fato, a assiduidade para as empresas é de muita relevância, tendo em vista que esse termo é um fator determinante para bons resultados. Os colaboradores, assíduos, por exemplo, são muito comprometidos com o ambiente de trabalho, o que gera motivação e produtividade. 

Por isso, é muito importante que as empresas comecem a valorizar a assiduidade, afinal, isso gera um impacto positivo na rotina. Afinal, qual empresa não quer ter funcionários comprometidos e engajados, não é mesmo? 

Qual é a diferença entre Assiduidade e Pontualidade?

Antes de tudo, é preciso compreender que nem sempre um funcionário que tem assiduidade chega sempre no horário certo. Ou seja, também não podemos dizer que os colaboradores pontuais são assíduos, você concorda?

Pois bem, para que você entenda melhor, nem todo funcionário que chega no horário certo entrega o maior comprometimento e desempenho com suas atividades. Então, os termos coexistem, mas não possuem o mesmo significado, logo, precisam ser analisados de formas separadas. 

No mais, é muito importante ressaltar que tanto a assiduidade quanto a pontualidade são fundamentais para um bom funcionário. Dessa forma, é importante avaliar e incentivar esses colaboradores a otimizarem o engajamento e a produtividade. 

O que diz a CLT sobre a Assiduidade?

De antemão, todos os profissionais contratados pelo regime CLT possuem direito de receber diversas vantagens, não é verdade? Algumas são:

  • Comissões;
  • Horas Extras;
  • Adicionais;
  • Gratificações;
  • Entre outros. 

No entanto, na CLT, a assiduidade, quando abordada como um adicional, ela entra nas mesmas regras e orientações do que as gratificações. No caso, é porque ela pode ser ajustada pela lei ou por meio de um acordo coletivo. 

Mas, é válido dizer que é preciso respeitar o Art. 457 Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto Lei 5452/43 e seus incisos. Entenda!

Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. (Redação dada pela Lei nº 1.999, de 1.10.1953) (Vide Lei nº 13.419, de 2017)

§ 1o Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)

§ 2o As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)

Quais são as vantagens de ter um colaborador assíduo? 

De fato, nós já conseguimos entender que a assiduidade é um termo que reflete positivamente nas empresas. No entanto, por ser bom para os colaboradores, eles passaram a adotar a assiduidade como uma característica profissional. 

Por isso, é muito importante que todos os funcionários invistam na assiduidade, afinal, manter a constância é um dos grandes benefícios para o crescimento profissional. No mais, fique com as principais vantagens da assiduidade para os colaboradores:

  • Boa imagem profissional no mercado empresarial;
  • Fomentação da produtividade;
  • Valorização da carreira;
  • Crescimento profissional;
  • Maturidade;
  • Reconhecimento profissional;
  • Criação de boa rede de contatos.

Como o indicador de assiduidade impacta a gestão de pessoas? 

Pois bem, você já sabe que a assiduidade é um grande indicador que aponta o nível de engajamento e produtividade dos colaboradores, correto? Dessa forma, esse indicador torna-se essencial para a gestão de pessoas, para que o setor possa definir as estratégias e tornar possível a redução de absenteísmo. 

Afinal, quanto maior for o nível de absenteísmo, maiores são as chances de a empresa fracassar e ter péssimos resultados, ou seja, impactando negativamente no sucesso da organização. 

Por isso, ao fazer a medição da assiduidade, pode prevenir ou corrigir todas as questões relacionadas à gestão de pessoas. Além disso, o indicador de assiduidade é como um mapa para a gestão de pessoas seguir os caminhos certos e tomar decisões mais assertivas. 

Como funciona o Adicional de Assiduidade?

Para que você entenda melhor, o adicional de assiduidade pode ser visto como um benefício ou uma recompensa que é oferecida aos trabalhadores. No entanto, ele serve também como um motivador para que o colaborador continue mantendo o seu desempenho e assiduidade no ambiente de trabalho. 

Mas como isso acontece? Pois bem, geralmente o colaborador recebe gratificações mensais, prêmios e brindes. E claro, não existe uma regra, ou seja, a empresa pode adotar a medida que for melhor, utilizando e definindo o seu próprio modelo de benefício. 

Além disso, a empresa também pode optar quando ela quer dar esses prêmios, ou seja, pode ser por bimestre, semestre, trimestre ou como a organização preferir e achar que condiz melhor com as suas estratégias. 

Como a Assiduidade afeta a folha de pagamento? 

Como estamos falando sobre o adicional de assiduidade, ele sim pode influenciar na folha de pagamento. Afinal, o adicional de assiduidade, para ser feito, é necessário fazer um planejamento estratégico e financeiro, para que as ações não interfiram negativamente nas finanças da empresa. 

No entanto, caso o adicional de assiduidade for por meio de gratificação, ela deve fazer parte do salário, assim como diz o Art. 457 Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto Lei 5452/43

§ 1o Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador.

Além disso, caso o prêmio componha a remuneração, ele deve sofrer com as incidências de encargos, como por exemplo, o INSS. Por fim, os descontos do décimo terceiro e férias também sofrerão impactos. 

Como estimular a assiduidade? 

De fato, a criação de estratégias para melhorar a assiduidade, está diretamente ligada com a redução do absenteísmo. Afinal, como estimular a assiduidade? Veja só as dicas:

Mantenha o Clima Organizacional

Em primeiro lugar, é muito importante que o colaborador tenha um lugar confortável e agradável para trabalhar. Assim, é possível tornar isso em um facilitador para que os trabalhadores possam fazer suas tarefas com mais dedicação. Além de claro, o clima organizacional é um dos principais fatores para a redução do absenteísmo, já que os funcionários passam a ser mais motivados. 

Faça um Plano de Carreira 

De fato, para manter os colaboradores com assiduidade, é preciso saber exatamente a melhor forma de gerenciar a carreira dos colaboradores. Então, isso significa que a empresa precisa elaborar estratégias para fazer com que os colaboradores se desenvolvam profissionalmente. 

Além disso, o plano de carreira não é só importante para a assiduidade, mas também para a redução do absenteísmo.

Forneça Feedbacks

A princípio, uma das melhores formas de estimular a assiduidade é dando feedbacks. Sem dúvidas, os feedbacks são essenciais para fomentar as boas qualidades e corrigir os possíveis erros dos colaboradores. 

Reconheça o trabalho dos colaboradores 

Qual é o colaborador que não gosta de se sentir valorizado? Qual é o profissional que não quer ser reconhecido? Pois bem, o reconhecimento pode refletir diretamente em uma maior assiduidade. Dessa forma, a empresa pode criar ações para valorizar o time. 

Outro ponto importante é que, o reconhecimento, além de aumentar a assiduidade, é um redutor de estresse e desmotivação no ambiente de trabalho. 

Estipule metas para os colaboradores 

De fato, criar metas e objetivos para os colaboradores é uma forma de potencializar a assiduidade. Isso porque, o colaborador saberá que precisa criar ações e estratégias para cumprir as suas demandas e, com isso, terá responsabilidade para não ter faltas e atrasos. Afinal, essa situação pode ser prejudicial para os resultados. 

Qual é a melhor forma para controlar a Assiduidade?

Antes de tudo, a melhor forma de controlar a assiduidade é investindo em um bom sistema de controle de ponto. Afinal, com esse software de controle de ponto é possível que a empresa tenha o nível de absenteísmo, além de medir o número de faltas, atrasos e outras informações em tempo real. 

Para quem não sabe, o controle de jornada deve ser feito de forma eficiente e, inclusive, é obrigatório para empresas com no mínimo 20 funcionários, segundo o Artigo 74 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943, que diz:

§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)

Como o QR Point pode contribuir para a sua empresa?

A QR Point chegou para garantir que sua empresa siga todas as normas da legislação, e para isso acontecer é necessário um sistema de controle de ponto com muita qualidade!

Dessa forma, garantimos que a equipe de RH da sua empresa trabalhará primordialmente na gestão de pessoas, pois cuidar do bem estar dos seus colaboradores faz toda diferença no desenvolvimento e produtividade da rotina de trabalho.

Isso só é possível porque a QR Point cuida de todos os processos para você, oferecendo diversas vantagens aos seus colaboradores, como a possibilidade do controle de ponto online. Além disso, garantimos que tudo aconteça dentro do que a lei estabelece.  

No entanto, somos um software de controle de ponto online que além de permitir o registro de ponto em qualquer localização, também colaboramos para que a sua empresa cumpra todas as responsabilidades trabalhistas. 

É possível que em nosso sistema de controle de ponto sejam lançadas as informações sobre faltas, saldos negativos de horas trabalhadas, e até mesmo as horas extras de seus funcionários.

Ademais, você pode evitar que possíveis falhas humanas aconteçam no RH da sua empresa contratando os serviços de controle de ponto da QR Point. Além de permitir que a gestão de pessoas do seu empreendimento cuide mais dos seus colaboradores.

Sendo assim, contrate a QR Point como o sistema de controle de ponto online da sua empresa, e garanta a automatização dos processos com a melhor tecnologia de registro de ponto a cada atualização!

Como a QR Point funciona?

Para dar início, nós fornecemos o registro rápido dos seus colaboradores no software de controle de ponto, reduzindo a dificuldade na hora de adotar o novo sistema.

Uma vez que tudo já estiver nos conformes, você vai poder aproveitar do app do gestor, um dos nossos maiores benefícios.

É através do aplicativo do gestor que você terá acesso a dashboards de indicadores, mostrando todos os colaboradores que estão dentro da organização trabalhando, além daqueles que estão de férias e muito mais!

Portanto, para garantir a estadia do colaborador dentro do local de trabalho, nós usamos os recursos de geolocalização para criar uma cerca digital que garante exatamente onde o ponto online ou o ponto offline está sendo registrado.

E pensando na segurança tanto do colaborador quanto do gestor, o controle de ponto é registrado através do reconhecimento biométrico do profissional. Nós também mantemos o banco de horas de todos os colaboradores, permitindo mudanças nele se necessário.

Entre em contato para tirar qualquer dúvida sobre o nosso sistema de controle de ponto com nossa equipe. Ficou interessado e quer os benefícios do QR Point na sua empresa? Faça hoje mesmo um teste do controle de ponto gratuito e prove a facilidade de ter o cálculo de horas, adicionais e faltas feito automaticamente.

Não vai perder a oportunidade de automatizar a sua empresa com o melhor software de controle de ponto online, né? Saiba mais sobre o nosso controle de ponto em nosso site!

Você pode acompanhar mais conteúdos em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

O que você perdeu: tudo o que você precisa saber sobre Clima Organizacional!

Já pensou em ter um ambiente de trabalho tranquilo e saudável? Pois então, antigamente era muito comum os colaboradores de uma empresa ficarem ansiosos e entusiasmados apenas para receber seu salário no fim ou começo do mês, não é verdade? No entanto, hoje em dia, é muito comum que os funcionários deem mais importância para o clima organizacional da empresa. 

E claro, ter um ambiente de trabalho agradável, também é importante para a saúde mental dos colaboradores, para aumentar a produtividade da empresa e atingir bons resultados. Além disso, o clima organizacional proporciona um equilíbrio interno. 

Quer saber tudo sobre Clima Organizacional? Então clique aqui e confira o artigo completo!

Tecnologia que poupa tempo e dinheiro para a sua empresa.

O que tá esperando? Comece a usar agora mesmo!