5 empresas que são referência em gestão de pessoas

As organizações são reconhecidas no mercado não somente pelos produtos e serviços que comercializam, mas por suas boas práticas em gestão de pessoas. 

Hoje em dia as empresas enfrentam obstáculos e desafios constantemente: a concorrência é grande, o mercado está cada vez mais competitivo e a economia desestabilizada, entre outras adversidades que atravessam o mundo corporativo, podem refletir na imagem de uma organização. 

Contudo, focar apenas nos cenários externos é um erro que pode levar o negócio ao fracasso, pois o produto não se faz ou se vende sozinho. O capital humano está à frente de qualquer situação e pode mudar a perspectiva para melhor, quando os colaboradores são motivados nesse caminho.

Atualmente, ser referência em gestão de pessoas é considerado um item de relevância no portfólio corporativo. Afinal, quem valoriza o funcionário também nutre a mesma intenção com clientes, consumidores, comunidade e o meio ambiente. Tudo isso faz uma diferença enorme em como as pessoas enxergam a organização.

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é uma associação de habilidades, metodologias, políticas, técnicas e práticas definidas pela a organização com a finalidade de gerenciar comportamentos internos e potencializar o capital humano.

Na prática, o gerenciamento humano trabalha na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, mostrando a cada um sua importância na equipe e como seus papéis, individuais e coletivos, interferem para que a empresa alcance seus resultados.

As diretrizes para uma gestão eficiente de pessoas devem ser definidas pela alta cúpula da organização, já que o conjunto de normas a seguir requer capacidade de liderança, colaboração e crescimento da instituição e do próprio funcionário.

A título de exemplo, relacionamos 5 empresas que são referência mundial em gestão de pessoas.

DELL

A DELL é conhecida em todo mundo por desenvolver soluções tecnológicas como servidores, computadores e softwares. Mas, nessa empresa, a inovação vai além dos dispositivos digitais.

A organização se destaca pelas iniciativas que difundem respeito ao colaborador – como seu programa de apoio à diversidade e inclusão. Nele, a multinacional mantém grupos formados por profissionais que têm o objetivo de conscientizar e influenciar colegas e diretores sobre tolerância, respeito à orientação sexual, inclusão de pessoas com deficiência, apoio ao desenvolvimento de mulheres e desafios dos profissionais da Geração Y.

Magazine Luiza

Magazine Luiza, fundada em 1957, é uma rede varejista de eletrônicos e móveis brasileira. Além das lojas físicas, presentes em vários estados do país, a empresa se destaca pela sua operação no e-commerce, com modelo de negócios focado na plataforma digital.

Referência em gestão de pessoas, a companhia coloca em prática ações que parecem simples, mas que promovem grandes resultados corporativos. Um exemplo é a ampliação do período de licença maternidade para seis meses e da licença paternidade para 20 dias.

Facebook

O Facebook é um conglomerado de mídia social – e uma das empresas mais valiosas do mundo. Além de conectar pessoas em diversas partes do planeta, a companhia é tida como referência em gestão de pessoas.

Enquanto na maioria das corporações um dos principais motivos da elevação na taxa de turnover é a insatisfação do colaborador em não conseguir equilibrar a vida pessoal com a  profissional, no Facebook esse índice é mínimo. A empresa passou a valorizar não só a qualidade técnica do profissional, mas, também, a sua vida fora da empresa, o que atrai e retém talentos das mais variadas áreas.

Dessa forma, a cultura da companhia é bastante voltada para questões pessoais. Uma das ações está ligada à licença paternidade remunerada, que recentemente aumentou para quatro meses.

A iniciativa tem por objetivo incentivar os novos pais a criar laços afetivos com os filhos desde o primeiro dia de vida. O que chama atenção nesse programa é que ele abrange todos os escritórios da empresa. Além disso, estende a licença para filhos adotados e também para casais do mesmo sexo.

Google

A Google, empresa de serviços online que hospeda e desenvolve produtos baseados na internet, se preocupa com a configuração do ambiente de trabalho. Como os colaboradores desenvolvem soluções criativas e funcionais para o mundo digital, o lugar em que trabalham não pode ser formal e engessado.

Os prédios da Google ao redor do mundo são diretamente relacionados à produtividade, criatividade e bem-estar – e quem diz isso são os próprios profissionais. Todo o design é pensado de forma a promover ambientes colaborativos descontraídos e inovadores. Os móveis ergonômicos, e os espaços para refeição e lazer, fazem com que a gestão de pessoas siga mais fluida.

Caterpillar

A fabricante de máquinas, motores e veículos pesados voltados para a construção civil e mineração tem o objetivo de garantir ambiente de trabalho diversificado e inclusivo, respeitando as experiências e os pontos de vista de cada um. 

Para garantir esse compromisso, a organização criou grupos compostos pelos próprios colaboradores, fornecendo oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional e preparando o terreno para ideias inovadoras. Por lá, todos recebem suporte do Centro de Treinamento e desenvolvimento, que oferece cursos presenciais e online.

Desenvolver gestão de pessoas tem sido cada vez mais percebido como fator estratégico nas organizações. A preocupação com o capital humano e seu ambiente de trabalho atinge diretamente os resultados corporativos, garantindo eficiência e competitividade no mercado.

Quer conversar mais sobre RH e assuntos relacionados a esse universo? Acompanhe nosso blog para mais artigos!

Conheça outros artigos relacionados