5 economias que o Home Office pode trazer à sua empresa

O home office tem tantos fãs quanto opositores. Muitos colaboradores adoram a ideia de poder trabalhar de casa e circular entre as tarefas domésticas e da empresa ao decorrer do dia. Para os empregadores também existem vantagens, como a diminuição de custos com infraestrutura e maquinário para os funcionários.

Home office é um termo em inglês que significa “escritório em casa”. Assim, as atividades que comumente seriam desenvolvidas nas dependências da empresa, são realizadas em casa ou local apropriado. Nessa modalidade de contratação, o colaborador não precisa ir até o local da companhia. Além disso, pode optar por outros meios de comunicação a distância entre colaboradores, clientes e fornecedores.

Por mais que o termo seja compreendido como trabalho realizado na própria casa, isso não significa que o empregado não possa realizá-lo em um hotel, cafeteria, aeroporto ou qualquer ambiente que permita a execução de suas obrigações.

No Brasil, algumas empresas adotaram termos em português para se referir ao home office, como trabalho remoto, portátil e a distância. Com frentes mais modernas na gestão das empresas, o home office tem se espalhado cada vez mais no país e ganhando adeptos.

Com a internet intermediando as atividades, o trabalho ligado à tecnologia pode ser desenvolvido em qualquer lugar do mundo. Sem prejuízos à qualidade ou entrega das demandas.

#1 Economia de encargos administrativos

Como levantado anteriormente, a modalidade de trabalho a distância reduz custos, como encargos sociais e investimento em infraestrutura. Outras vantagens são o aumento da expectativa de retenção de talentos e melhoria da produtividade.

Com menos pessoas circulando na empresa, menos recursos são desperdiçados, as atividades são otimizadas e colaboradores de qualquer lugar do mundo podem ser contratados, independentemente da distância entre a residência e a empresa, ampliando o time de especialistas.

#2 Redução de gastos com estrutura física

Assim como a empresa economiza com a redução do uso de água, luz, compra e manutenção de equipamentos, o funcionário também pode perceber muitos outros cortes de gastos ao trabalhar de casa.

O fim do tempo de deslocamento, menos custos com combustível e alimentação caseira como alternativa aos restaurantes, são alguns dos vários exemplos da economia proporcionada pelo home office.

#3 Comodidade para a equipe

Alguns colaboradores têm rotinas intensas antes de chegar ao trabalho, como deixar o filho na escola e enfrentar longos períodos no trânsito. Era comum notar semblantes cansados mesmo no começo da manhã, antes de dar início às atividades.

Trabalhar em casa pode garantir mais horas de sono aos colaboradores que moram longe do local de trabalho, deixando-os mais dispostos ao decorrer do dia para enfrentar os desafios corporativos que surgirem. Para a empresa, os gastos com transporte também são reduzidos, já que a contratação de softwares de reunião remota são mais baratos do que o custeio dos custos com deslocamento.

#4 Economia de estrutura de controle de jornada de trabalho

Flexibilidade de horários também é uma das vantagens do home office. Basta que o escopo de trabalho seja bem organizado para que as tarefas sejam entregues em período oportuno e dentro do prazo estabelecido.

Toda essa independência tem refletido diretamente no aumento da produtividade dos trabalhadores, justamente por se sentirem à vontade para realizar as atividades nos momentos de maior rendimento, o que pode ocorrer no meio da noite.

Isso não significa que a rotina dos funcionários estará fora do controle do empresário. Aplicativos como o QRPOINT são acessíveis e fazem com eficiência o controle de jornada em home office.

#5 Menos gastos, mais qualidade de vida

Gastar menos horas no trânsito ou se preparando para sair, resulta em mais tempo com a família, na prática de exercícios físicos, aumento do período de estudos ou tirando um tempo para o autocuidado. 

É importante buscar meios para melhor a qualidade de vida dos prestadores de serviço. Equipes descansadas, motivadas e seguras apresentam melhor desempenho e criatividade, entregando mais qualidade e produtividade à companhia. Mesmo de longe, é possível implementar meios para obter um excelente resultado da equipe, com o uso de ferramentas para ajudar com a gestão de tarefas.

Conheça outros artigos relacionados