5 aplicativos que vão ajudar sua equipe a manter o foco

Em momentos de adoção do regime de home office como forma de proteção à saúde contra os risco de contaminação da Covid-19, é preciso estar atento para manter o foco nas atividades. Distrações em redes sociais, barulhos de obra ao entorno e os demais moradores da casa podem ser obstáculos para quem precisa se concentrar.

Manter o foco é um meio de evitar erros e agilizar a entrega das demandas, resultando em mais tempo para dedicar-se à outras funções que requerem maior empenho. Para tanto, algumas ferramentas estão disponíveis – gratuitamente – com o objetivo de organizar rotinas e demandas.

Entre os principais aplicativos do gênero, as características são basicamente as mesmas: organizar as atividades de modo a aumentar a produtividade e ter mais tempo para si. Vamos, abaixo, falar de alguns que adoramos, testamos e comprovamos.

#1 ClearFocus – O Método pomodoro

Aceito em smartphones e dispositivos Android, o ClearFocus promete ampliar a produtividade e concentração dos usuários. De acordo com a metodologia Pomodoro, a ferramenta incentiva o direcionamento do foco em uma tarefa única por 25 minutos, alternando as atividades a cada rodada de tempo.

Com auxílio de um temporizador, o aplicativo cronometra o trabalho sem que seja necessário pular para outra ferramenta para calcular o tempo gasto.

#2 Wunderlist

Para quem lida com rotinas cheias e corridas, o Wunderlist é um bom caminho de organização e priorização de tarefas. Além disso, o aplicativo lista as atividades do dia e determina o tempo disponível para cada uma delas.

A ferramenta notifica sempre que uma atividade deve ser trocada, por meio do sistema de agrupamento de tarefas. Também é possível especificar um período de intervalo entre as funções e determinar metas de cumprimento, buscando realizá-las cada vez em menor tempo.

Esse é um jeito prático de entender qual a sua disponibilidade diária para acrescentar novos freelancers e hobbies ou, até mesmo, eliminar o que está fora da sua capacidade de atendimento. Ao fim do dia, a sensação de dever cumprido será recompensadora e muito aliviante.

#3 Toggl

O Toggl ainda é pouco conhecido entre os brasileiros, mas é excelente para controle de tempo. A ferramenta possibilita parar e retomar a contagem do período de cada atividade.

Sempre que for começar um job, dê o play. Caso tenha que parar por alguma razão, aperte a pausa e retome o cronômetro assim que for continuar. Siga assim até o cumprimento pleno de cada atividade. Dessa forma, é possível entender quanto tempo tem se dedicado a um tipo específico de tarefa e quais possuem duração menor.

Ao final da semana, a ferramenta disponibiliza um relatório com todas as as realizações e o tempo gasto em cada uma delas. Assim fica simples prever a possibilidade de adquirir novas responsabilidades ou entender a necessidade de reduzir seu número.

#4 FocusList

O FocusList também é uma ferramenta fundamentada na metodologia Pomodoro. A diferença da plataforma anterior, desse mesmo tipo, é que, a cada quatro atividades de 25 minutos, com intervalos de 5 minutos entre elas, o usuário recebe 30 minutos de descanso antes de seguir para o próximo passo.

Além de organizar o tempo de cumprimento das suas funções, o FocusList também colabora para o planejamento da rotina. Para obter o melhor desempenho da ferramenta, cadastre todas as atividades no início do dia e determine quanto tempo você quer levar para cumpri-las. 

De modo inteligente, a plataforma organiza as tarefas, alternando-as entre as mais longas e curtas, ampliando a capacidade de produção diária. O trabalho pode ser cronometrado dentro da própria ferramenta, facilitando a identificação das atividades que necessitam de melhoria no tempo de desempenho.

#5 Focus To-Do

Também baseado na famosa metodologia Pomodoro, o Focus To-Do já é uma plataforma mais conhecida no Brasil, oferecendo a mesma intenção de melhoria na concentração e aumento de produtividade que as demais.

Sua diferença está na proposta de gráficos para ilustração do uso do cronômetro e a possibilidade de customizar o tempo de intervalo entre as tarefas. Assim como as demais, está disponível para download em dispositivos Android e iOS.
O objetivo principal do uso dos apps é manter o foco, independentemente de qual for o modelo que melhor se encaixar como auxílio na concentração e organização das tarefas diárias. Para saber mais sobre como lidar com a rotina de trabalho e buscar melhorias para a produtividade solo ou em equipe, visite o blog da QRPOINT e acompanhe nossas novidades.

Conheça outros artigos relacionados